Translate

What Are These? | Blog Translate Gadget

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Fazendinha Agroecológica abre as portas ao público da Rio+20


Os participantes da Rio+20 interessados em conhecer como funciona um sistema integrado de produção agroecológica, já podem se cadastrar para conhecer a Fazendinha Agroecológica Km 47. O espaço é uma espécie de laboratório vivo para as pesquisas na área de agricultura orgânica realizadas pela Embrapa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Pesagro-Rio. Localizada em Seropédica, a cerca de 60 quilômetros do Centro do Rio, a Fazendinha estará aberta, de 18 a 22 de junho, para o público do evento. O Ministério da Agricultura disponibilizará transporte para levar os visitantes até o local.

Durante os cinco dias de visitação, um ônibus sairá da Embrapa, no bairro do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, pela manhã para onde retornará no início da tarde. Serão 40 pessoas por dia.

Conheça a Fazendinha
O Sistema Integrado de Pesquisa em Produção Agroecológica (SIPA), mais conhecido como Fazendinha Agroecológica Km 47, foi criado em 1993 através de parceria entre a Embrapa, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e a Pesagro - Rio. Trata-se de uma área de aproximadamente 60 hectares, situada na Baixada Fluminense, onde são realizadas pesquisas de campo em agroecologia, dentro de um sistema multidiversificado, sem o uso de agroquímicos sintéticos (agrotóxicos, por exemplo), enfatizando a integração lavoura-pecuária.

Em quase vinte anos de projeto, foi possível transformar inteiramente a paisagem. O que antes, era puro capim colonião, hoje tem mais de 50 espécies de plantas cultivadas, incluindo frutíferas variadas, hortaliças, cereais e forrageiros. Ao sistema, são adequadas leguminosas e gramíneas para a adubação verde e cobertura do solo empregadas em sucessão e/ou consórcios. Compondo a paisagem, encontram-se fragmentos preservados da Mata Atlântica, uma área de agrofloresta, além de um horto botânico com inúmeras espécies introduzidas.

A Fazendinha oferece oportunidades de treinamento e capacitação para estudantes de todos os níveis e profissionais das Ciências Agrárias do Brasil e do exterior (professores, pesquisadores, técnicos extensionistas e agricultores). Anualmente, recebe mais de mil visitantes. No campo acadêmico, destaque-se mais de 40 teses de pós-graduação, dentre defendidas e em andamento, onde a parte prática é conduzida em experimentos montados no local.

O projeto Fazendinha , segundo a equipe técnica coordenadora, representa um espaço destinado a pesquisas dentro de uma ótica que considera o agrossistema como um todo e não apenas direcionado a práticas ou tecnologias isoladas. Dessa forma, permite aos diferentes grupos envolvidos - professores, pesquisadores, estudantes e produtores rurais - ensinar e aprender fazendo.

Visitas a Fazendinha Agroecológica
Local: Seropédica (a cerca de 1 hora do Centro do Rio)
Saída do ônibus: 8 horas / Retorno: 13 horas
Local de partida: Embrapa - Rua Jardim Botânico, 1.024 - Jardim Botânico
Dúvidas sobre a visita: (21) 3441-1538

FONTE: http://www.agrolink.com.br/noticias/ClippingDetalhe.aspx?CodNoticia=169133, 06/06/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário