Translate

What Are These? | Blog Translate Gadget

domingo, 29 de julho de 2012

NEGÓCIOS DA SUSTENTABILIDADE

Gente que produz e comercializa frutas e verduras livres de agrotóxicos vê nesse negócio a combinação perfeita entre geração de renda e sustentabilidade para as famílias no Ceará



Se o desafio do homem hoje é aliar desenvolvimento econômico e humano à sustentabilidade do planeta, há um negócio que gente daqui investe com gosto e que tem se mostrado modelo para Greenpeace nenhum botar defeito. É a produção e venda de produtos orgânicos no Ceará.

Socorro Aguiar, de 67 anos de idade, é uma das empreendedoras desse negócio sustentável. Depois de 20 anos de agricultura convencional em Tianguá, ela e o marido resolveram investir na plantação orgânica, livre de agrotóxicos. Hoje, o sítio Santa Maria, de 148 hectares, fornece frutas e verduras orgânicas para grandes supermercados, como Pão de Açúcar e Mercadinhos São Luiz.

“No começo, usávamos agrotóxicos. Mas a terra cansou. Ficou fraca. Depois de algumas conversas com o Serviço brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae) e instituições de assistência agrícola, vimos na produção orgânica uma forma sustentável de manter a terra fértil e, assim, nosso negócio também”, explica Socorro.

Ela conta que a transição para a produção orgânica não foi fácil. “Tem que deixar a terra descansando dois anos, antes de começar. Tem que produzir o próprio adubo e defensivos naturais”, diz. Um dos curiosos defensivos elaborados é o de alho e pimenta. “Batemos no liquidificador e borrifamos nas plantas”, diz. Tudo aprendido com técnicos do Ministério da Agricultura e do Sebrae.

Negócio certificadoPara adquirir a certificação do IBD Certificações e conseguir o selo Produto Orgânico do Brasil (de padrão internacional, segundo o Ministério da Agricultura), foram mais investimentos e paciência. “Quanto investimos? Nem sei. Meu marido e o contador controlam isso, mas pode botar umas dezenas de carros aí”, compara a empreendedora, que hoje produz 40 alimentos orgânicos certificados.

Mas o casal empreendedor não parou por aí. Depois de conseguir, há 5 anos, o selo que permite até a exportação da produção, eles resolveram montar uma mercearia de orgânicos em Fortaleza. “Gente para quem vendíamos aqui na Cidade pedia muito para que tivéssemos um mercadinho em Fortaleza. Então optamos por montar a mercearia Mundo do Orgânico”.

O local escolhido foi a Cidade dos Funcionários, bem perto do Lago Jacarey. “Um lugar com muitas residências e nenhuma loja de orgânico”. Começaram vendendo feijão, banana, hortaliças, mamão, tomate, acerola e até uma simpática abobrinha Copa do Brasil (metade verde, metade amarela). Agora, são 140 produtos orgânicos, passando por 4 tipos de arroz, macarrão, vinhos, óleo de coco e até sabonete e desinfetante.

“O que a gente não produz aqui, importa do Sudeste. Resolvemos variar a oferta, porque a gente quer que o cliente tenha opção, que ele possa resolver tudo no nosso mercado”, afirma Socorro. Ela salienta não ser fácil convencer gente que nunca comeu orgânico a comprar um achocolatado orgânico.

“É por isso que tenho que vender bem meu produto. Acompanhar o cliente na compra e convencê-lo de que está fazendo a melhor opção para saúde dele.

Saiba mais

Os produtos orgânicos são cultivados sem o uso de agrotóxicos, adubos químicos e outras substâncias tóxicas e sintéticas. A ideia é evitar a contaminação dos alimentos ou do meio ambiente. O resultado desse processo são produtos mais saudáveis, nutritivos e com mais qualidade de produção.

O comércio de produtos orgânicos no Brasil, bem como no mundo, depende da relação de confiança entre produtores e consumidores e dos sistemas de controle de qualidade. As leis brasileiras abriram uma exceção à obrigatoriedade de certificação dos produtos orgânicos para agricultura familiar que hoje pode vender os orgânicos diretamente aos consumidores finais. Para isso, porém, os agricultores precisam estar vinculados a uma Organização de Controle Social (OCS).

O Brasil tem 11.904 unidades de produção controladas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A área total do País com certificação orgânica é de 1.722.807,80 hectares certificados. No Nordeste, o campeão em número de unidades controladas de cultivo orgânico é o Piauí, com 768 unidades.

O Ceará tem 620 unidades e 18.200 hectares de área cultivada.


Um comentário:

  1. Muito importante a todos nós que fazemos o planeta Terra, vossa preocupação.
    Sou aposentado do BNB, há 9 anos. À época, quando trabalhava no sul da Bahia, como agente de desenvolvimento, participei da implementação da Agenda 21, que tratava de assuntos inclusive, revistos na Rio +20. Dentre todos os assuntos abordados, o que mais me preocupou, foi a preservação e conservação do nosso potencial hídrico, que já estava sendo cada vez mais, banalizado pela ação danosa do homem atual. Acompanhamos um trabalho que se iniciava junto às comunidades baianas, que se preocupavam com a poluição e contaminação dos rios e mananciais hidrográficos, com o descarte irregular de OGR (Óleo e Gordura Residual), por toda a comunidade, onde foi criado o programa "Papa-óleo".
    Ao aposentar-me, resolvi dar continuidade ao movimento, e ao chegar em Fortaleza - CE, onde passei a residir, procurando recolher OGR e transformar esse resíduo em sabão.
    Passei a pesquisar sobre o assunto e em contato com correspondentes na Europa, encontrei formas alternativas e mantenedoras da Natureza, de produzir um sabão fino e Ecológico, que não agredisse o meio-ambiente e protegesse o nosso potencial hídrico.
    Mesmo fazendo um trabalho individual e com recursos próprios, continuamos trabalhando. É um trabalho lento, pois não temos nenhum tipo de incentivo e apoio do governo brasileiro, que só se preocupa em mostrar para o exterior, uma fantasia fora de sua realidade, investindo em projetos que em nada irão contribuir para o desenvolvimento do país, nem tampouco de sua população carente de tudo.
    Para conhecer um pouco do nosso trabalho, estamos disponibilizando um pequeno vídeo que produzimos sobre o nosso sabão e se for condizente com vosso trabalho, pode divulgá-lo para ajudar a disseminar a idéia e conscientizar àquelas pessoas que ainda estão cegas de que, se houver uma terceira guerra mundial, o motivo desta, será a escassez de água potável.
    meu e-mail: romulobc48@yahoo.com.br
    Veja o vídeo no endereço: http://youtu.be/af2h1L7P-Wg

    Atenciosamente, Rômulo Costa

    Visite nosso site: http://www.geradordevideos.com.br/videos/3b7fe5

    ResponderExcluir