Para estimular o consumo e aumentar a produção de orgânicos no Rio Grande do Norte, a Superintendência Federal de Agricultura (SFA/RN) promove a criação de mais Organizações de Controle Social (OCS), responsáveis pela organização e acompanhamento dos produtores orgânicos certificados.
De acordo com o coordenador da área de orgânicos no Estado, Jonas Francisco de Sena, a iniciativa já teve resultados e, em menos de um mês, o Ministério da Agricultura já certificou 33 produtores orgânicos no estado. Isso representa um percentual de aumento de aproximadamente 60% em relação a 2011. Hoje, o Rio Grande do Norte detém 87 produtores orgânicos distribuídos entre cinco OCS.
A última emissão e entrega de certificados ocorreu há uma semana na cidade de Caraúbas. Foram certificados 17 produtores e uma OCS, a Associação dos Feirantes e Produtores Agroecológicos de Caraúbas. Na ocasião, Jonas Francisco de Sena parabenizou os produtores e destacou a importância da iniciativa para estimular o cadastro. “Há um ano aqui estivemos para implantar essa atividade de organização dos feirantes, para que pudessem receber seus certificados de agricultores orgânicos. Agora estamos colhendo os frutos desse trabalho”.
A certificação aconteceu durante a feira da cidade e contou com a participação do secretário municipal de Agricultura, do presidente do Sindicato Rural, do presidente da Associação Caraubense de Reciclagem, Serviços e Educação Ambiental (ACRESEA), além dos representantes da FETARN e do Projeto Dom Helder Câmara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário