Translate

What Are These? | Blog Translate Gadget

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO APRESENTA PROJETO COPA ORGÂNICA E SUSTENTÁVEL


O mercado orgânicos no Brasil tem uma taxa anual de crescimento de 20%, somando cerca de 90 mil produtores, sendo 90% agricultores familiares, agroecológicos e orgânicos.


O Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) apresentou na tarde desta terça-feira (31.07), na sede da Secopa, em Cuiabá, o projeto Copa Orgânica e Sustentável, que tem como principal meta promover o consumo de produtos orgânicos durante o Mundial de 2014.

"A Copa Orgânica e Sustentável deixará como legado uma cadeia produtiva mais estruturada, uma demanda diferenciada que promoverá inserção social, geração de emprego e renda e preservação ambiental", disse a consultora do MDA, Laura de Souza, durante apresentação para representantes da Secopa, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Empaer, prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, Senac, Secretaria Estadual de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

O projeto foi detalhado também pela consultora Maria Beatriz Costa, do Planeta Orgânico, entidade que é parceira no MDA nessa iniciativa, que conta ainda com o apoio do setor hoteleiro e de supermercados.

O mercado orgânicos no Brasil tem uma taxa anual de crescimento de 20%, somando cerca de 90 mil produtores, sendo 90% agricultores familiares, agroecológicos e orgânicos. O Governo Federal pretende aproveitar a realização de grandes eventos como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 para aumentar o nível de conhecimento do consumidor e incentivar o consumo de produtos orgânicos e sustentáveis. Para atingir essa meta é necessário ampliar e qualificar as políticas públicas para o setor, fortalecendo todas as cadeias de produção, além de qualificar e diversificar os canais de comercialização desses produtos.

O coordenador das Câmaras Temáticas da Copa do Mundo em Mato Grosso, Paulo Fernandes, definiu para próxima sexta-feira (03.08) uma reunião com órgãos que participam do Núcleo Copa Orgânica da Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade para definir as ações regionais que serão desenvolvidas sob a coordenação da Sedraf. A ideia é fazer um diagnóstico do setor e propor ações para estruturar de forma sustentável a cadeia produtiva para então participar da campanha do MDA.
FONTE: http://www.expressomt.com.br/economia-agronegocio/ministerio-do-desenvolvimento-agrario-apresenta-projeto-copa-24852.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário